Equipe do Projeto Capoeira e Cidadania é destaque nos Jogos Sul-Brasileiros de Capoeira 2019

​Entre os dias 3 e 5 de maio, aconteceram em Porto Alegre (RS), os Jogos Sul-Brasileiros de Capoeira 2019, com a participação de cerca de 150 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A equipe do Projeto Capoeira e Cidadania, da AV, marcou presença no evento e foi destaque na competição, com a conquista de dois primeiros lugares e um vice-campeonato na prova. No total, cinco atletas do projeto foram ao Rio Grande do Sul representar a AV.

Projeto Capoeira e Cidadania revelando campeões Duas medalhas de ouro, uma de prata e excelentes apresentações marcaram mais uma participação do Projeto Capoeira e Cidadania em eventos externos. Os atletas, que foram a Porto Alegre já participam do Projeto há muitos anos, como é o caso de Valdinei Ribeiro da Silva (Instrutor Jacaré), que desde 2005 frequenta aulas na AV, entre outros, que ingressaram no projeto por meio das instituições de ensino atendidas como a "Escola Estadual José Fressato" e "Escola Estadual República Oriental do Uruguai", todos beneficiados pelo projeto social. Os resultados têm aparecido!

​Para a atleta Deise Emily Silva Menezes de Aguiar (Graduada Sereia), que ingressou no Projeto em 2011, a participação em eventos como esse são fundamentais. “A competição tem uma importância muito grande no projeto, assim como acredito que em qualquer esporte. Os alunos mais novos se motivam cada dia mais a treinar e se dedicar para um dia conseguirem chegar a competir”, destaca ela.

Nos Jogos Sul-Brasileiros de Capoeira 2019 os resultados foram assim: a atleta Adriana Patricia Viana Rocha (Instrutora Índia) foi campeã na Categoria A – Feminina e conquistou as premiações específicas de cada etapa. Quem também conquistou o primeiro lugar foi Nicolle Giovanna Coelho de Souza (Graduada Favorita), na Categoria B Feminina. (X)E deu vitória dupla na categoria porque o vice-campeonato ficou com Deise Emily Silva Menezes de Aguiar (Graduada Sereia), que conquistou ainda medalhas como destaque em seus jogos. Os atletas Karin Gonçalves dos Santos (Graduada Bolachinha) e Valdinei Ribeiro da Silva (Instrutor Jacaré), que participou da categoria mais alta da prova, não conseguiram premiação, mas representaram muito bem o Projeto chegando às finais da competição.

Parte da equipe se prepara agora para competir no Encontro Feminino Abadá Capoeira, que acontecerá no final de maio, no Rio de Janeiro. Já começaram também os preparativos para os Jogos Mundiais, a maior competição do esporte, que acontecerá em agosto, também no Rio de Janeiro.