Memorial da Segurança no Transporte

O Memorial da Segurança no Transporte é um espaço único no Brasil. Reúne história e tecnologia para oferecer aos visitantes experiências que mudam comportamentos no trânsito.

Serviço

Funcionamento: de quarta a sábado das 9 horas às 17 horas, com entrada até às 16h15.

Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6.447 - Cidade Industrial – Curitiba, PR.

Aberto a grupos de alunos de escolas públicas e particulares. As inscrições podem ser feitas pelo site do Memorial:

www.memorialdaseguranca.com.br

A idade mínima para participar das atividades interativas é 9 anos, ou ter 1,20 metro.

Óculos simuladores de embriaguez mostram como o álcool compromete a visão no trânsito

Comemorando um ano de atividades neste mês de outubro, o Memorial da Segurança no Transporte, de Curitiba, apresenta sua mais recente atração - os óculos simuladores de embriaguez, que comprovam de forma prática os efeitos do consumo de bebida alcoólica no corpo humano. Álcool associado com direção é uma das principais causas de acidentes no trânsito com mortes e feridos graves.

“Pesquisas do setor informam que o consumo de bebidas alcoólicas está associado a 21% dos acidentes de trânsito com vítimas no Brasil”, afirma Anaelse Oliveira,

coordenadora do PVST (Programa Volvo de Segurança no Trânsito), iniciativa da empresa que também é patrocinadora do Memorial. Os óculos simulam vários graus de ingestão alcoólica e sua influência na visão e na coordenação motora ao caminhar.

“Esta é mais uma das inúmeras atrações do Memorial, que recebeu mais de 15 mil visitantes no último ano e já é o segundo museu mais visitado da capital paranaense, depois do MON (Museu Oscar Niemeyer)”, diz Eduardo Giglio, diretor-executivo da Associação Viking, entidade responsável pelo Memorial. Interativo e com muitos objetos relacionados ao setor, o memorial mostra a segurança desde a pré-história até a atualidade. “O local foi projetado com o objetivo promover a experimentação, para que os visitantes percebam a importância da segurança por meio de atividades lúdicas e interativas”, diz Giglio.

O cinto de segurança de três pontas tem um lugar de destaque. Desde a sua invenção, em 1959, ainda é considerado o instrumento que mais salva vidas no trânsito. No local existe até uma mesa tátil, que permite ao visitante sentir a diferença da aderência dos pneus dos veículos nos diferentes tipos de pavimento, como asfalto seco e molhado, terra, paralelepípedo e até na neve. Outra atração que se sobressai é uma cabine de caminhão que passou por um crash test real.

Simuladores

Outros dois equipamentos permitem aos visitantes uma experiência mais real, levando-os a perceber de forma lúdica a importância de comportamentos seguros. No simulador de capotagem é testada a validade do cinto de segurança de três pontos. No simulador de impacto, uma balança calcula o peso que uma pessoa atinge em um acidente com velocidades de 40 km/h, 60km/h e 80km/h.

O Memorial é um projeto da Associação Viking, patrocinado pela Volvo do Brasil e pela Volvo Financial Services, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Veja vídeo de uso dos óculos simuladores de embriaguez: